Quem entra ou sai de carro em cidades do estado de São Paulo (SP) está sendo monitorado por câmeras. O sistema de segurança está em cerca de 30 municípios e é usado como ferramenta pela polícia.
São 1.100 câmeras instaladas em municípios da grande São Paulo, litoral e no interior do estado. A maior parte dos equipamentos está na região de Jundiaí. A "muralha virtual" registra a passagem de milhares de veículos por dia.
O monitoramento gera um banco de dados que pode ser analisado de várias formas: desde a indicação do caminho percorrido por um suspeito até o cruzamento de um veículo com uma ou mais ocorrências.[Monitoramento por câmeras de segurança cresce em cidades da região]
--:--/--:--Monitoramento por câmeras de segurança cresce em cidades da região
"A troca de informações é muito rápida. Você não precisa ligar para uma cidade, ligar para ver o que está acontecendo", explica Paulo Sérgio Giacomelli, gestor de Segurança de Jundiaí.
Das quase 30 cidades que usam o sistema, Campinas é a mais populosa, com 1,1 milhão de habitantes. As informações dos veículos usados em crimes são compartilhadas para a investigação de crimes.
"A investigação precisa de tecnologia. Então, essas informações chegando dessa forma, com qualidade e com velocidade, não há dúvida que a Polícia Civil consegue desenvolver um trabalho melhor", conta o delegado Luís Carlos Duarte.
A troca de informações entre as cidades é inédita no país, segundo o professor de segurança pública Rafael Alcadipani.
"Esse exemplo que a gente está vendo aqui é um exemplo da polícia do futuro, aquela que estabelece padrões criminais, vai em cima de casos específicos."
Comentários